CONHECENDO UBERLÂNDIA

 
[ Home ] [ Matérias ] [ Notícias ] [ Fotos ] [ Vídeos ]
 
Clube Atlético Portal - CAP
 
História da Fundação
 

Nos primeiros anos do século XXI o futebol profissional da cidade de Uberlândia passava por uma péssima fase, já que o time mais tradicional da cidade, o Uberlândia Esporte Clube, experimentou na primeira década dos anos dois mil nada menos do que três rebaixamentos pelo Campeonato Mineiro. Muito se discutia na cidade sobre a necessidade de o Uberlândia Esporte Clube ter um rival para fazê-lo reagir dentro dos gramados. Somado a isso, com apenas um time, a cidade ficava sem futebol profissional na maior parte do ano. Nesse sentido, dois clubes apareceram naquela década, e um deles foi o Clube Atlético Portal de Uberlândia Ltda, mais conhecido por CAP Uberlândia.

O clube foi fundado em 2010 pelo ex jogador profissional Gilson Batata, que também foi o seu primeiro treinador. No primeiro ano o time jogou apenas amistosos. Já no primeiro semestre de 2011 disputou a Copa AMVAP, um tradicional campeonato amador do Triângulo Mineiro. Pela Copa AMVAP mandou seus jogos no lendário Estádio Ayrton Borges da Silva. A profissionalização ocorreu no segundo semestre de 2011, quando o clube disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão, correspondente ao terceiro nível do futebol profissional do estado de Minas Gerais. Seu primeiro jogo na condição de equipe profissional se deu no dia 06/08/2011, quando o mesmo empatou em 1 x 1 com o Araxá Esporte Clube no Estádio Parque do Sabiá.

Interessante que quando da aparição do CAP Uberlândia no cenário futebolístico da cidade, o discurso dos seus idealizadores era que o novo time não pretendia ser um rival do Uberlândia Esporte, e sim um parceiro. Nesse sentido, o CAP poderia revelar jogadores para o Uberlândia Esporte, enquanto este poderia ceder ao CAP jogadores que não fossem aproveitados em seu time. O primeiro confronto entre o Uberlândia Esporte Clube e o CAP foi um jogo-treino realizado na tarde do dia 08/08/2012 no Estádio Parque do Sabiá. Era uma quarta-feira, e as equipes entraram em campo sem numeração nas camisas. No intervalo do jogo também substituiram praticamente todos os seus jogadores. O jogo ficou 6 x 0 para o Uberlândia Esporte. Porém, três anos mais tarde, no dia 15/02/2015, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro do Módulo II, o CAP Uberlândia bateu no Uberlândia Esporte por 3 x 2. Este sim foi o primeiro confronto entre as duas equipes valendo três pontos. Na manhã daquele dia, o Jornal Correio trazia uma matéria com o seguinte título: "Derby do Cerrado promete agitar o Sabiá: é a abertura do Módulo II ". CAP e Uberlândia Esporte ainda se enfrentaram mais uma vez. Foi no dia 21/03/2015. Era o último jogo do returno da 1ª Fase do Campeonato Mineiro do Módulo II. Desta vez o placar foi 1 x 0 para o Uberlândia Esporte. Pelo fato do CAP ter entrado em campo já sem chances matemáticas de classificação para a 2ª fase do campeonato, alguns torcedores do Uberlândia Esporte chegaram ao Parque do Sabiá com uma réplica de um caixão escrito CAP. E após a partida, simularam um cortejo fúnebre pelas arquibancadas do estádio. Era apenas o terceiro confronto da história entre os dois times da cidade.

O CAP Uberlândia atualmente disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro, equivalente ao segundo nível do futebol profissional do estado de Minas Gerais. Embora novo, o clube já possui um título profissional, o de Campeão Mineiro da 2ª Divisão de 2014. Suas cores predominantes são azul, vermelho e branco. A equipe manda seus jogos no Estádio Municipal Parque do Sabiá.

 
Primeiro escudo do Clube Atlético Portal
 
Fontes:
Relato de Marco Oliveira
Jornal Correio de Uberlândia, datado de 15/02/2017
Site Wikipedia
Site Canal UEC
Programas Esprotivos da TV Vitoriosa
Cadastro de Competições Oficiais Disputadas
 
2011: Campeonato Mineiro: 2ª Divisão
2012: Campeonato Mineiro: 2ª Divisão
2013: Campeonato Mineiro: 2ª Divisão
2014: Campeonato Mineiro: 2ª Divisão
2015: Campeonato Mineiro: 1ª Divisão: Módulo II
2016: Campeonato Mineiro: 1ª Divisão: Módulo II
2017: Campeonato Mineiro: 1ª Divisão: Módulo II
 
 
mensagem@conhecendouberlandia.com.br

 

voltar