CONHECENDO UBERLÂNDIA

 
[ Home ] [ Matérias ] [ Notícias ] [ Fotos ] [ Vídeos ]
 
Fotos: Março e Abril de 2017
 
 
 
Esta é a fachada da Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa, localizada na Av. Vasconcelos Costa no bairro Martins. A construção desta escola começou em 1926 e se arrastou por quatro anos, sendo inaugurada oficialmente em 1932 com o nome de Grupo Escolar Minas Gerais. Já em 1934 o seu nome foi alterado para E.E Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa para homenagear o juiz de Direito da Comarca. Sua primeira diretora foi a Sra. Benedita Pimentel de Ulhôa Rocha, a qual ficou no cargo por 22 anos. Em 04/10/1987 um incêndio originado de um curto circuito na fiação elétrica destruiu totalmente a cobertura, o piso de madeira e seu arquivo com 56 anos de história. A reforma começou ainda no ano de 1987, sendo totalmente concluída em 1989. Em março de 2006 o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Fonte: Coimbra Jr. (Gazeta de Uberlândia). Fotografia de Marco Oliveira clicada em 23/04/2017.
 
 
 
 
Este é um trecho do Parque Linear do Rio Uberabinha, fotografado a partir da Rua das Mangabeiras quase esquina com Av. Brigadeiro Sampaio no bairro Jaraguá. Destacamos a pista de caminhada com iluminação e os altos edifícios ao fundo. Convidamos a todos para uma agradável caminhada nos fins de tarde em meio a bela natureza. A foto é do dia 23/04/2017 por Marco Oliveira.
 
 
 
 
Registramos nesta foto um pedacinho do bairro Martins, notadamente no cruzamento da Av. Vasconcelos Costa com a Rua Carmo Giffoni. José Antônio de Vasconcelos Costa foi nomeado prefeito de Uberlândia e administrou a cidade no período de 1943 a 1946. Já Carmo Giffoni era italiano e veio ainda criança para o Brasil com a família. Primeiro para Monte Alegre de Minas e depois para Uberabinha. Carmo Giffoni foi um grande comerciante atacadista. Lutou ativamente pela melhoria da educação em nossa cidade, sendo um dos responsáveis pela construção do prédio que abriga a Escola Estadual Uberlândia, conhecida como Museu, o qual ficou pronto em 1921. Elegeu-se vereador em 1923. Fontes: Antônio Pereira (Jornal Correio de Uberlândia) e Coimbra Júnior (Gazeta do Triângulo). Fotografia de Rita Oliveira datada de 23/04/2017.
 
 
 
 
Estes prédios foram fotografados a paritr da Rua das Paineiras no bairro Panorama. Este bairro, localizado na zona Oeste de Uberlândia há alguns anos se resumia a um setor de chácaras. Com a explosão populacional de Uberlândia, torres como estas estão sendo construídas em muitos bairros periféricos da cidade. Registro efetuado por Marco Oliveira em 15/04/2017.
 
 
 
  Esta é a entrada de Uberlândia para quem chega vindo de Monte Alegre de Minas. A foto foi clicada por Rita Oliveira retratando a BR 365 entre os bairros Jardim Patríca e Taiamã. Ao fundo se avista parte dos inúmeros prédios da região central da cidade. A foto é do dia 15/04/2017.  
 
 
 
Este é um novo loteamento que está nascendo no extremo norte de Uberlândia, o Flamboyant Residencial. O empreendimento está localizado ao lado do Armazém do Comércio (Arcom). Fotografia de Rita Oliveira clicada em 09/04/2017.
 
 
 
 
Foto da Av. Olímpica. À esquerda temos o bairro Jardim América II e à direita o Santa Rosa (Antigo Liberdade) e a Praça Alarico Assunção. Foto de 07.04.2017 por Marco Oliveira.
 
 
 
 
Esta é a Av. Comendador Alexandrino Garcia no bairro Marta Helena. A foto foi tirada do quarteirão compreendido entre as ruas Ceará e Rio Grande do Norte. Registro de Marco Oliveira de 04/04/2017.
 
 
 
 
Registro da Av. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, zona norte de Uberlândia. A foto foi clicada no trecho entre os bairros Nossa Senhora das Graças e Jardim América no dia 03/04/2017 por Marco Oliveira.
 
 
 
 
Registro do cruzamento da Av. João Pessoa com Av. João Pinheiro no centro de Uberlândia. A foto foi clicada por Marco Oliveira no dia 25/03/2017 em frente ao Terminal Central.
 
 
 
 
Nesta imagem retratamos a grande concentração de prédios nos bairros Santa Maria e Finotti. A foto é de Hugo Cesar Amaral, clicada na manhã do dia 21/03/2017 da Rua Joaquim Cordeiro esquina com a Rua José Nonato Ribeiro no centro de Uberlândia.
 
 
 
  Visão do Ginásio Sabiazinho, a partir do estacionamento do Estádio Parque do Sabiá. O registro é de Marco Oliveira, efetuado no dia 19/03/2017.  
 
 
 
Registro do cruzamento da Av. Levino de Souza com a Rua Rio Grande do Sul no bairro Brasil. Nesse registro se observa quatro prédios, o que confirma o intenso processo de verticalização desse bairro da cidade de Uberlândia. A foto é de Marco Oliveira clicada na manhã do dia 15/03/2017.
 
 
 
 
Esta foto foi clicada do início da Av. Espanha, no bairro Tibery. A imagem mostra o ponto onde a Av. Rondon Pacheco encontra com a BR 050. Ao fundo se avista os bairros Custódio Pereira e Jardim Umuarama. Registro efetuado por Marco Oliveira em 11/03/2017.
 
 
 
 
Retratamos nesta foto a Av. Anselmo Alves dos Santos, no trecho acima da Prefeitura Municipal. Para a construção desta importante avenida de ligação da região central com a zona leste da cidade, foi preciso a canalização do Córrego Jataí, aquele cujas nascentes estão dentro da área do Parque do Sabiá. Fotografia de Marco Oliveira de 04/03/2017.
 
 
 
 
Panorama da BR 050 na altura do Posto Planalto. À direita temos o bairro Brasil e à esquerda o Jardim Umuarama. Registro de Marco Oliveira realizado em 03/03/2017.
 
 
 
  Visão do bairro Brasil do alto da passarela da BR 050, próximo ao Posto Planalto. Registro de Marco Oliveira em 03/03/2017.  

 

mensagem@conhecendouberlandia.com.br

 

voltar