CONHECENDO UBERLÂNDIA

 
[ Home ] [ Matérias ] [ Notícias ] [ Fotos ] [ Vídeos ]
 
Parques de Uberlândia

Parque Linear do Córrego Lagoinha:

O Parque Linear do Córrego Lagoinha foi implantado com recursos do Programa Buriti, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com o propósito de recuperar e proteger as nascentes das bacias hidrográficas do município.  A etapa já concluída do projeto, inaugurada no dia 31/08/2016, contempla uma academia ao ar livre, playground, calçadas, paisagismo e uma ponte sobre o Córrego Lagoinha. O Parque Linear está localizado entre os bairros Jardim Inconfidência, City Uberlândia e Vigilato Pereira, na zona sul de Uberlândia. Possui cerca de 34 mil m², porém a parte disponível para desfrute da população se encontra nas imediações da Av. Francisco Lisboa com a Alameda Marília de Dirceu. Se trata de um parque aberto, ou seja, não possui portaria nem alambrado. Há iluminação no local do playground e da academia ao ar livre.

Hidrografia: A nascente do Córrego Lagoinha fica numa área localizada entre o bairro Santa Luzia, a Av. João Naves de Àvila e a BR 050 (saída para Uberaba). O curso d´água passa pelo Bairro Santa Luzia, onde há um parque ambiental com o mesmo nome. Em seguida adentra a área do Parque de Exposições (CAMARU). Passa ainda pelos bairros Pampulha, Carajás, Leão XIII, Lagoinha, Jardim Inconfidência, City Uberlândia e Vigilato Pereira. Possui um pequeno afluente, o Córrego Mogi. No local das obras do Parque Linear, há uma pequena cachoeira. Infelizmente suas águas ainda estão poluídas. Alguns metros abaixo da cachoeira, próximo a Rua Jandyro Vilela de Freitas o córrego é canalizado e suas águas são jogadas no Córrego São Pedro, também canalizado.

 
Calçamento do Parque Linear do Córrego Lagoinha. Fotografia de Marco Oliveira em 10/06/2017.
 
 
 
Aspecto da Cachoeira do Córrego Lagoinha e da ponte para pedestres que faz a ligação entre os bairros Jardim Inconfidência e Vigilato Pereira. Fotografia de Marco Oliveira datada, 10/06/2017.
 
 
  Academia ao ar livre com iluminação. Fotografia de Marco Oliveira, em 10/06/2017.  
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 10/06/2017.  
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 10/06/2017.  
 
  Cachoeira do Córrego Lagoinha. Fotografia de Marco Oliveira em 10/06/2017.  

Fontes de Pesquisa:

Site do DMAE, Jornal Correio de Uberlândia, Guia Sei e Google Map

 

Parque Linear do Rio Uberabinha:

O Parque Linear do Rio Uberabinha teve sua primeira etapa inaugurada em 27/02/2010, compreendendo o trecho localizado da Av. Getúlio Vargas até a Av. Brigadeiro Sampaio no bairro Jaraguá. Nesta etapa, as obras ficaram a cargo do Consórcio Capim Branco Energia, sendo uma das medidas compensatórias decorrentes da implantação de duas usinas hidrelétricas no município de Uberlândia. Nesta parceria, coube ao CCBE disponibilizar recursos financeiros para as desapropriações necessárias realizadas em 2008 e implementar as obras de infraestrutura. O projeto foi fornecido pela Prefeitura de Ubrlândia. Com a conclusão da primeira etapa, o calçadão da Av. Geraldo Mota Batista no bairro Daniel Fonseca, o qual já havia sido construído anteriormente, se integrou ao complexo.

A segunda etapa, inaugurada oficialmente no dia 05/06/2012, contemplou o trecho entre a ponte da Av. Fernando Vilela até a ponte da Av. Brigadeiro Sampaio. Além de algumas benfeitorias realizadas na parte já existente, foram construídos: pista de caminhada, ciclovia e um posto de apoio à população. Já a passarela para pedestres sobre o rio, ligando o bairro Jaraguá ao bairro Daniel Fonseca foi inaugurada em dezembro do mesmo ano. Hoje, o Parque Linear do Rio Uberabinha conta com mais de 3 km de perímetro.

Hidrografia: Além do prazer de se caminhar ou pedalar às margens do nosso querido Rio Uberabinha, do lado do bairro Jaraguá foram construídos alguns lagos a fim de se preservar as inúmeras nascentes existentes no local. Alguns animais podem ser vistos nas margens do rio, como garças e capivaras.

Em horário de pouco movimento, recomendamos que o passeio ao parque seja feito em grupo, já que se trata de uma área aberta, ou seja, não há portaria para controle de entrada de pessoas. Salientando ainda que a própria mata ciliar do rio pode servir de esconderijo para pessoas mal-intencionadas.

  Fotografia de Marco Oliveira, 23/04/2017.  
 
  Pista de caminhada e ciclovia com iluminação. Fotografia de Marco Oliveira, 23/04/2017.  
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 23/04/2017.  
 
 
Academia ao ar livre no Parque Linear do Rio Uberabinha. Fotografia de Marco Oliveira, 23/04/2017.
 
 
Corredeiras do Rio Uberabinha. Fotografia de Marco Oliveira, 23/04/2017.  

Fonte de Pesquisa:

Jornal Correio de Uberlândia, Portal de Araguari, de 03/06/2009.

Parque Victorio Siquieroli:

O Parque Siquieroli localiza-se na zona norte de Uberlândia, no entorno dos bairros Residencial Gramado e Jardim América. O local conta com o Museu da Biodiversidade do Cerrado, parque infantil e trilhas ecológicas. A área ocupada pelo parque é constituída de áreas públicas derivadas de loteamentos da prefeitura e áreas privadas doadas pelos proprietários. A maior delas surgiu a partir da doação de terras que antigamente era conhecido como "Chácara Metálica", onde se fabricavam foices e facões. Seu proprietário era Victório Siquieroli, descendente de italianos. Em 1996 o Sr. Victório  doou as terras para a construção de um parque, objetivando a preservação. Em 1997 o parque foi oficializado, possuindo hoje uma área de 232.300 m².

O melhor acesso ao parque é pela Av. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende. Por esta avenida seguir até a entrada do Residencial Gramado onde há um retorno. A única portaria do parque aberta ao público está na Av. Nossa Senhora do Carmo nº 707 no bairro Jardim América I, a poucos metros da Av. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende. Para quem for de veículo próprio, o local possui estacionamento em seu interior. Para se chegar de ônibus, pegar a linha A146 (Liberdade/Terminal Central). Há um ponto de ônibus em frente a portaria do parque.

Hidrografia: O Parque é banhado pelo Córrego Liso. Este curso d`água possui suas nascentes nos arredores dos bairros Nossa Senhora das Graças e Cruzeiro do Sul. Após passar sob a Av. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, o córrego adentra ao parque. O Córrego Liso encontra com o Córrego do Lobo, poucos metros após deixar a área do parque. Infelizmente, na data das fotos para esta matéria, constatamos que o Córrego Liso estava poluído.

Por estar próximo ao Distrito Industrial de Uberlândia, o Parque Siquierolli é um pequeno santuário ecológico urbano; local onde inúmeras aves encontram abrigo e alimento. Sorte da população que mora em seu entorno, que pode usufruir de um local muito aprazível para fazer piquenique e conversar sob a sombra de frondosas árvores nativas do cerrado. Parabéns ao Sr. Victório Siquieroli por sua contribuição com o meio ambiente.

  Fotografia de Rita Oliveira, 09/04/2017.  
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 09/04/2017.  
 
  Museu da Biodiversidade do Cerrado. Foto de Marco Oliveira, 09/04/2017.  
 
  Parque Infantil no interior do Parque Siquierolli. Foto de Marco Oliveira, 09/04/2017.  
 
  Trilha ecológica. Fotografia de Marco Oliveira, 09/04/2017.  

Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo nº 707 no bairro Jardim América I

Telefone: 34 - 3212-1692

Fonte de pesquisa:

Site da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Site do Museu da Biodiversidade do Cerrado.

Parque Gávea:

O Parque Municipal da Gávea, localizado no bairro Morada da Colina foi aberto ao público no dia 01/09/2011. Com uma área de 182.000 m², o local possui um orquidário, núcleo de educação ambiental, lanchonete, estação de ginástica, playground, sanitários e uma pista pavimentada para caminhada de 3 Km de extensão. O Parque Gávea foi construído pela Construtora Gávea, que cedeu o terreno à prefeitura como contrapartida ambiental pela edificação de dois condomínios fechados na região. O parque era um projeto sonhado por Nilton Andrade Cunha Chaves, presidente da empresa, falecido em 2009.

Há duas portarias de acesso; uma pela Av. dos Vinhedos, praticamente em frente a portaria do Condomínio Gávea Hill e uma segunda, do outro lado do parque, com acesso inicialmente pela Av. Paulo Gracindo. Na rotatória da portaria do Condomínio Gávea Paradiso, vire à direita e siga em frente por alguns metros. Para quem vai de carro recomendamos entrar por esta última portaria, pois é a única com estacionamento.

Hidrografia: O Parque Gávea é cortado pelo Córrego dos Vinhedos. Este pequeno curso d´água nasce nas proximidades do Condomínio Bosque Karaíba, passa ao lado da Faculdade Unitri, atravessa por debaixo da Av. Nicomedes Alves dos Santos quando então adentra a área do parque. Sobre o mesmo, há três pontes, onde de uma delas se observa a existência de uma pequenina cachoeira. Após o parque, alguns metros adiante, o Córrego dos Vinhedos entrega suas águas ao Rio Uberabinha.

  Fotogria de Marco Oliveira, 11/12/2016.  
 
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 11/12/2016.  
 
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 11/12/2016.  
 
 
  Fotografia de Marco Oliveira, 11/12/2016.  
 
 
  Aspecto do Córrego Vinhedo dentro da área do Parque Gávea. Fotografia de Marco Oliveira, 11/12/2016.  
 
 
  Núcleo de Educação Ambiental do Parque Gávea. Fotografia de Marco Oliveira, 11/12/2016.  

Fonte de Pesquisa:

Jornal Correio, edição on line de 30/08/2011.

mensagem@conhecendouberlandia.com.br

 

voltar